segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Minha vida na terra do Sol Nascente

Naturalmente quem nunca veio ao Japão a trabalho, repara somente no lado bom da coisa. O salário que comparado ao do Brasil, é bastante grande, os passeios, a possibilidade de ter tudo o que se deseja materialmente falando. Eu falo isso por que já pensei assim também, mas a realidade é bem diferente.
É claro que trabalhando podemos sim, comer em bons restaurantes, comprar aquilo que se deseja e passear em lugares incríveis.
Quando saí do Brasil, vim com apenas duas malas com roupas, e algumas dívidas que havia deixado por conta de um negócio que não deu certo. Me lembro que olhava para as minhas malas, e pensava: "Isso é tudo que eu tenho." Consegui pagar as dívidas, e hoje tenho sim um carro, celular e computador de ótima qualidade, conheci bons restaurantes, conheci vários lugares, até me aventurei a andar na montanha russa pela primeira e ultima vez... kkkkkk
Mas particularmente acho que essa conquista foi merecida, afinal foram muitas horas de pé trabalhando nas máquinas das fábricas, mãos imundas e calejadas, manchas de óleo no meio das unhas que insistiam em permanecer. Chefes que pegam no pé o dia todo. Trabalhando às vezes em dois e até três turnos diferentes. No meu caso, na época da crise de 2008, trabalhei durante longos um ano e quatro meses em um asilo, dando banho e comida, trocando fraldas e até cuidando de corpos de defunto.
Atualmente como diz meu amor estou de "férias", diante da crise pós tsunami, eu e meus companheiros estrangeiros da fábrica fomos demitidos e estamos recebendo o seguro-desemprego. Então estou aproveitando o momento para descansar, por que eu sei que quando voltar a ativa, não vai ser mole.
Antes da crise econômica de 2008, dava pra se fazer uma economia, mas hoje, o salário está baixando, por isso o futuro nos preocupa. Já tenho 44 anos de idade, não sei até quando consigo emprego nessas fábricas. Mas o futuro a Deus pertence, por isso, aprendi a viver o presente, que está muuuuuito bom. E o futuro fica pro futuro.

Um comentário:

  1. Adorei esse texto, adorei a idéia do blog, assim fico atualizada no seu cotidiano. :*
    - Tamy Higa

    ResponderExcluir